Matrícula Fácil 2018 RJ – Fazer Inscrição Rede Estadual

No Rio de Janeiro fazer a matrícula para a escola é bem mais simples do que em muitos estados do Brasil, pois é possível fazer boa parte do processo sem sair de casa, através do sistema Matrícula Fácil 2018 RJ. Essa é a maneira vista como mais democrática possível, pois todos podem se inscrever, independente de local de moradia, raça, cor, credo e religião.

Matrícula Fácil 2018 RJ
O sistema Matrícula Fácil surgiu como uma opção para quem está querendo uma forma simples de garantir o ingresso nos estudos (Foto: Divulgação)

Inscrição Pré Matrícula Fácil 2018 RJ

A pré-matrícula fácil 2018 está na sua segunda fase e pode ser feita por meio da internet através do site www.matriculafacil.rj.gov.br.  Só podem fazer a matrícula nessa fase do processo os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino médio que não conseguiram uma vaga na primeira fase, que aconteceu em novembro de 2017.

Nessa fase, podem se inscrever entre os dias 24 e 25 de janeiro de 2018, lembrando que isso pode ser feito exclusivamente por meio da internet e para alunos que não foram alocados na 1ª fase.

Posso usar o sistema Matrícula Fácil para me inscrever em quais série?

Algumas pessoas estão com dúvidas de quais são as séries comportadas pelo sistema Matrículas Fácil pra que possa se inscrever na rede estadual educacional do Rio de Janeiro, por isso, separamos a listagem completa com as séries previstas nesse programa:

  • I – 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular;
  • II – Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;
  • III – 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;
  • IV- 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;
  • V- Módulos I, II , III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos;
  • VI- 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral).

Veja também:

Ensino Médio Matrícula Fácil RJ

Entre os dias 1 e 3 de fevereiro as escolas que receberam o pedido de matrícula fácil RJ por meio do site oficial vão fazer a confirmação e a segunda fase de matrículas. As crianças com a documentação aprovadas e os adolescentes também terão autorização para que os seus responsáveis vá até a escola e faça a confirmação da inscrição.

Ensino Fundamental

O sistema Matrícula Fácil atende também quem está no ensino fundamental, funcionado como uma ferramenta de pré-matrícula. E, como explicamos anteriormente, assim que a escola receber esse pedido de matrícula vai avaliar e confirmar quais alunos receberá para esse ano letivo.

Datas e Inscrições

Depois de todo esse processo prévio, os aprovados no Matrícula Fácil 2018 que foram aceitos pode fazer a matrícula no dia 7 de fevereiro, com os documentos necessários em mãos.

Documentos necessários para fazer a matrícula nas escolas estaduais do Rio de Janeiro

Confira a seguir os documentos necessários Matrícula Fácil 2018 para que a matrícula na escola seja de fato realizada:

  1. Carteira de Identidade (RG) ou documento que a substitua (nesse caso é a Certidão de Nascimento ou de Casamento se a pessoa a ser matriculada já for casada) e CPF, se o estudante possuir. Sempre será solicitado o original e a cópia do documento. As cópias ficarão com a escola e o original será devolvido no momento da matrícula.
  2. Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou. Nesse documento precisa ter a série para a qual o estudante está habilitado, ficando o original na escola.
  3. Também é necessário que levem Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia.
  4. Em caso de deficientes é preciso que um medido dê um laudo especificando os grau dessa deficiência e especificações sobre como esse aluno deve ser tratado, se precisa de adaptações.
  5. Comprovante de endereço.
  6. Comprovante do atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH), de acordo com disposto na Lei nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014.
Faça a rematrícula por meio da secretaria da escola (Foto: Divulgação)

Renovação de Matrícula pelo sistema Matrícula Fácil

Para os alunos já matriculados na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro não é possível que use a internet para que faça a renovação de matrícula. Para renovar a matrícula fácil rj é necessário ir diretamente na secretaria escolar no período recomendado pela escola.

Para obter mais informações a respeito acesse: www.matriculafacil.rj.gov.br.

3 Comments